ADVENTO DE NATAL


Com a Solenidade da festa de Cristo Rei do Universo celebramos o findar e o reiniciar do calendário litúrgico na vida da Igreja Católica. Somos chamados à consciência de como vivemos, no amor e na fé, o seguimento de Jesus no ano que está por findar, como igualmente  somos convidados a nos preparar para a nova vinda do “Deus menino”,  através do Tempo do Advento, que abre o novo ano litúrgico e nos prepara para as festividades do natal. O tempo é o lugar e o espaço sagrado da permanente oferta da salvação que nos é oferecida por Deus, na pessoa de Jesus, na ação do Espírito Santo.
O Advento é considerado um tempo litúrgico forte, caracterizado pela presença atuante de Maria que responde à proposta do Pai no Mistério da Encarnação de Jesus, pela força do Espírito Santo.
O espírito do Advento, ao unir a esperança messiânica e a vinda gloriosa de Cristo com a presença de Maria, impede qualquer tendência de separar o culto à Virgem Maria do seu ponto central, que é Cristo. Maria, portanto, é a primeira pessoa a ser posta em causa na revelação de Deus em seu filho Jesus. Ela cria espaço para aproximar Deus da criatura humana e de toda a terra com sua rica criação.
O tempo do Advento é também caracterizado pela simplicidade, o que torna a celebração litúrgica mais sóbria e ao mesmo tempo estimula a profundidade da espiritualidade que brota das orações e dos textos da Sagrada Escritura.
É dentro deste tempo de preparação para a vinda do Senhor, que temos as novenas de Natal, que são uma rica experiência para todos que dela participam, ou que abrem “as portas de sua casa” para receber aquele que virá mais uma vez trazer a luz aos povos em especial àquela família. Em sintonia com o tempo litúrgico do advento, este ano em especial com o Ano da fé, cujo tema será: “Vivendo o ano da fé 2012”, as novenas estimulam a conversão, despertam a espera vigilante e dispõem a todos a acolher com alegria o Deus que veio, que vem continuamente e que ainda virá, conforme Jesus prometeu.
Neste tempo em que somos chamados a vigilância, nos cai muito bem a musica de Pe Jonas: 'Vigia esperando a Aurora, qual noiva esperando o amor; e assim que o servo espera, a Vinda do seu Senhor!”
E você, já se perguntou como vai se preparar para a vinda do seu Senhor neste natal? 
Desejo a todos uma rica e profunda preparação ao natal do Senhor!
Isabel Pegoraro

SOLENIDADE DE CRISTO REI!



Dia 20 de novembro, com a festa de Cristo-Rei, termina o atual Ano Litúrgico. E com o Tempo do Advento, inicia-se o Novo Ano.
 “Com o findar do Ano Litúrgico, a Igreja nos convida para um momento de reflexão maior quanto à consciência que todos devemos ter de nosso tempo e vida a caminho do definitivo, a vida eterna” (Dom Vilson Dias de Oliveira).
Através de momentos fortes, como a recordação da morte no dia de finados, a nossa vocação à santidade celebrada na festa de todos os santos, e a festa de Cristo Rei, a liturgia nos conduz para a consciência que o tempo presente é o tempo útil a caminho da eternidade. Precisamos tomar consciência que o tempo presente é o único tempo que possuímos como espaço sagrado que Deus nos dá para construirmos o Reino de Deus rumo à casa do Pai.
Por vezes, não nos soa bem aos ouvidos e à mente, falarmos em festa de Cristo Rei diante da desvirtuação do exercício do poder nos tempos em que vivemos. Mas, foi o próprio Cristo que se reconheceu como o Rei de Israel e da humanidade diante de Pilatos que o questionava: Tu és rei? Sim, Eu o sou! Lc. 23, 3, “Só que meu reino não é deste mundo”!
Sabemos pela fé, que a autoridade de alguém, sendo Papa ou Rei, bispo, padre, religioso, pai, mãe, tem origem divina. Foi Jesus quem disse que toda autoridade provém de seu Pai. Ninguém a teria se não lhe fosse concedida do alto. A partir de Cristo, a autoridade não é poder, mas é um bem a serviço dos irmãos, particularmente dos mais pequeninos. São Paulo em sua carta aos Filipenses, nos ensina: “Sendo Cristo de condição divina, não se prevaleceu de sua igualdade com Deus, mas aniquilou-se a si mesmo, assumindo a condição de escravo tornando-se em tudo semelhante aos homens e uma vez feito homem se humilhou até a morte e morte de cruz”. Fp.2,5-8.
    Cristo ao nos falar e convidar para seu reinado colocou uma única exigência: Amar o Pai como Ele O amou sendo em tudo fiel a Seus mandamentos, e amarmo-nos mutuamente como Ele nos amou Jô.17-9-17. Cristo, ao colocar esta exigência como condição para os que desejam participar de seu reinado, Ele próprio dá o exemplo. Sendo Jesus, o Filho de Deus, desnudou-se de seu poder e vestes, toma de uma bacia lava, enxuga e beija os pés de seus discípulos. Após este gesto, Jesus se levanta e ensina com autoridade: 'Vós me chamais vosso Mestre e Senhor e dizeis bem, porque Eu o sou. Logo se Eu vosso Senhor e Mestre vos laveis os pés, também vós deveis lavar-vos os pés uns aos outros. Dei-vos o exemplo para que, como eu vos fiz, assim façais também vós. O servo não é maior que o seu Senhor, nem o enviado maior daquele que o enviou. Se compreenderdes estas coisas, sereis felizes, sob a condição de as praticardes Jô.13-12-17. É e será sempre nesta direção e dimensão que o reinado de Cristo deve ser compreendido e acima de tudo vivido.
Jhonatan Melo

Palavra do Pároco para o Mês de Novembro

Desejo a todos um ótimo mês de novembro! Foi com muitos esforços e trabalhos, da parte de todos que compõe a nossa Paróquia São Judas Tadeu, que realizamos, e ainda continuamos neste mês de novembro, a nossa festa, que será encerrada com o almoço: porco e boi no rolete. Contudo, desde já quero agradecer a todos que se esforçaram e sacrificaram-se pelo bem da nossa Paróquia. Porém, quando falo Paróquia é preciso ter em mente que não é só a matriz São Judas Tadeu, mas todas as comunidades que a integram: Santa Madalena de Canossa; São Sebastião; Santa Rita de Cássia; São José Operário. Todas essas comunidades também estão em festa porque todas fazem parte da Nossa Paróquia São Judas Tadeu. Fico muito contente com o espírito de equipe que observei em nossa quermesse, sei que ainda falta um pouco para conquistarmos a unidade integral em todo âmbito paroquial, mas mesmo assim, vejo e percebo os esforços de muitos que querem que isso também aconteça. Pelos relatos colhidos dos padres que celebraram a Eucaristia em nossa novena, percebo o quão rico e frutuoso foram estes dias de oração e fé. Dá pra se ter uma ideia da riqueza que encontramos em nossa Diocese de Limeira, pois cada padre tem seu jeito de celebrar e ser diante da comunidade reunida. Agradeço e rezo por todos eles terem aceitado o convite de estar abrilhantando mais a nossa festa. E agradeço a toda equipe litúrgica que se preocuparam com todos os detalhes de nossas celebrações Eucarísticas, desde o canto ao mais insignificante símbolos litúrgicos que acompanharam nossas festas. Lembro aqui o nome de todas as pastorais e pessoas que trabalharam para o bom êxito de nossos trabalhos, porém não cito o nome de ninguém, pois corro o risco de esquecer alguém que trabalhou nômina e anonimamente em nossas festas e celebrações. Por isso, deixo registrado o meu agradecimento como pároco desta paróquia a todos vocês, desde quem fez os serviços mais leves aos mais pesados, e, principalmente, você que se derramou em oblação como oferta agradável a Deus e aos irmãos. Meu muito obrigado a todos! Deus abençoe a cada um que se doou pela nossa paróquia! E também a todos que vieram de vários lugares de nossa cidade e região, para celebrar e festejar conosco a festa de Nosso Padroeiro, Grande Apóstolo do Senhor Jesus Cristo: São Judas Tadeu. São Judas Tadeu, rogai por nós. Um abraço a todos os nossos leitores e paroquianos.
Padre Daniel Roberto da Silva

Mensagem dos padres que celebraram a Novena a São Judas Tadeu

Padre Valdinei Antonio da Silva;
“Paz e bem a todos! Que a festa de São Judas seja oportunidade no ano da fé de renovar nosso compromisso de servir a Deus e aos irmãos!”
Padre Osmar Mendes de Ataíde;
“Salve; São Judas Tadeu! Celebrar este glorioso santo e apóstolo é sermos chamados a viver a nossa vocação à santidade. Sejamos pois como a vela que sempre está para iluminar. Mas, para iluminar ela se consome a cada momento. São Judas Tadeu, Rogai por nós ! “
Padre Deivison Rodrigo do Amaral;
“Querido Povo de Deus, que São Judas possa inspirar-vos a sempre mais se dedicarem a missão de evangelizar. A alegria e a disposição de vocês no serviço à igreja refletem o amor que dedicam a Cristo! Coragem! Força na caminhada.Que Deus abençoe a todos!”
Padre Rodrigo Alves dos Santos;
“Desejo a todos os Paroquianos da Paróquia São Judas Tadeu, que a proteção de São Judas seja abundante sobre suas vidas, que a Palavra de Deus penetre seus corações e transforme suas vidas. São Judas Tadeu, Rogai por nós.”
Padre Júlio Barbado;
“Ter São Judas Tadeu, apóstolo de Cristo, como padroeiro é um convite a missão de evangelizar. Que vossos corações respondam sim a este chamado, em cada trabalho que é realizado nesta Paróquia. Deus abençoe a todos!”
Padre José Antonio Alves dos Santos (Toninho);
“Desejo a esta Paróquia São Judas e a todos os seus paroquianos a paz e o amor de Deus, e que São Judas possa ser instrumento do amor de Deus a cada pessoa que o invoca. E cada pessoa possa amar com o amor de Deus. E a luz do Espírito Santo faça irradiar a luz da serenidade em todos os lares e corações.”
Padre Cleiton Rodrigues Bulgari;
“Deus abençoe toda a comunidade Matriz de São Judas Tadeu.”
Padre José Angelo M. Brayan
“Caros irmãos e caras irmãs, que São Judas Tadeu, o intérprete do amor de Cristo, seja sempre o guia de vocês no caminho de Jesus Cristo.  Abraços e saudações.”
Padre Octávio Del Lujan Moscoso(Canossiano);
“Ó Jesus , dai-nos a graça de te enxergar em cada pessoa, te amar em cada circunstância e viver só para vós. Que São Judas nos dê a coragem de permanecermos fiéis ao teu projeto! Obrigado.”
Pároco Padre Daniel Roberto da Silva;
“Que o Deus da paz, derrame a suas bênçãos sobre todos os nossos paroquianos e os cumule com toda alegria e caridade.”
Diácono Ademir Jovetta;
“Vivemos em comunidade, gente que ama, que trabalha, que celebra. Parabéns a todos que com muito carinho, pertencem a essa Paróquia São judas Tadeu.”
Seminarista Jhonatan Melo;
“Celebrar a festa do Glorioso São Judas Tadeu, é sempre motivo de abrirmos o nosso coração para sermos servidores-missionário como ele foi. Que possamos ser de fato, missionários de Jesus.”


TESTEMUNHO

Meu nome é Eleni Correa da Silva Martoni, tenho 47 anos, sou casada e tenho dois filhos.
No ano de 2005 percebi um nódulo na mama direita, procurei o ginecologista que me encaminhou para o mastologista.  Após alguns exames foi constatada uma Mastite (Inflamação da mama) que com alguns medicamentos seria resolvido.
Após dois meses tomando os remédios o médico resolver fazer uma biópsia, pois a inflamação não havia regredido.
Já no dia da cirurgia foi diagnosticado um linfoma que é um câncer (Tumor maligno) que desenvolve principalmente nas axilas, pescoço e virilha, na mama os médicos não tinham conhecimento.
Recebi a notícia com muita tranquilidade, por nenhum momento me desesperei, pois sabia que Deus, Jesus e Maria estavam comigo, fui encaminhada para Campinas onde após novos exames deu inicio o tratamento de quimioterapia e radioterapia.  Embora os médicos me alertassem sobre os efeitos colaterais do medicamento, eu nada senti, mais uma vez Deus estava agindo.
Jamais recebi a doença como um mal e sim como uma benção, pois sabia que Deus tinha um propósito para mim.  Após o término da quimioterapia a doença já havia regredido totalmente, hoje estou curada.
Contei com o carinho e o amor de meu esposo e meus filhos.  Tive pessoas maravilhosas que estiveram ao meu lado, verdadeiros Anjos que Deus colocou em minha vida.
Agradeço a Deus todos os dias pela graça de conhecer através da minha Igreja Católica pessoas que me apoiaram e estiveram sempre em oração intercedendo pela minha cura.
Agradeço a Deus por ter nos dado Maria como mãe, e Seu filho Jesus que nos ama acima de tudo.
Agradeço a Deus pela graça de ser testemunho do Seu amor para com os Seus filhos.
Que a paz de Deus e o amor de Jesus e Maria estejam com todos!

A FESTA DE SÃO JUDAS TADEU


A festa solene de São Judas Tadeu teve seu início no dia 06 de Outubro com a parte social: quermesse, show de prêmios, prendas, muitos doces, quitutes e outras delícias preparadas por nossas generosas voluntárias, com ajuda igualmente generosa da equipe do CAE.
Já a preparação litúrgica teve seu início com a Novena em honra ao nosso Excelso Patrono no dia 19 de Outubro. Em todas as noites tivemos uma grande participação de fiéis e devotos de nossa paróquia e de outros lugares. Os padres que por aqui passaram nos ajudaram a refletir o fato de São Judas ser exemplo de Doação e Missão, testemunha dos tesouros divinos, Missionário vigilante de Cristo, nosso amigo intercessor, interprete do amor de Cristo, figueira fértil de amor, conhecido fiel servo e amigo de Jesus, fermento verdadeiro para o Reino, testemunha autêntica do Evangelho de Jesus Cristo. Nos ajudaram também a refletir nossa vida cristã, familiar, pessoal e comunitária, de acordo com textos dos evangelhos de cada dia.
As missas durante a Novena, sempre eram encerradas com muitas homenagens, vivas e flores pelo nosso poderoso e especial patrono, que com seu exemplo de vida, baseado nos valores evangélicos, nos auxiliou desde os primeiros passos desta, hoje, Paróquia, a caminhar nos passos de Jesus Cristo e a testemunhar nossa fé no Deus vivo e verdadeiro, porque sem ele nada teria sido feito.
A festa litúrgica no dia 28 foi igualmente bela, e muitos fiéis e devotos, de diferentes lugares, se uniram a nós, paroquianos para celebrar o dia do nosso patrono.
Com muita gratidão, comemoramos um ano de instalação da Paróquia e, com imensa alegria, comemoramos o aniversário de 30 anos de Comunidade Paroquial, acolhendo bem a relíquia de São Judas.
Gostaríamos de lembrar aqui todos que fizeram a história desta paróquia, com dedicação e carinho, em particular a família Canossiana, que plantou em nós a sementinha do reino.
Agradecer a todos que colaboraram, de todas as maneiras possíveis, para que esta festa fosse um verdadeiro sucesso. Quem por aqui passou, pode comprovar que nossa paróquia segue os exemplos de São Judas Tadeu. Que ele continue guiando nossos passos e decisões para nos fortalecermos mais ainda como Comunidade! Muito obrigado a todos! Viva São Judas Tadeu!
CAE

FINADOS

O Dia de Finados é o dia da celebração da vida eterna das pessoas queridas que já faleceram. É o Dia do Amor, porque amar é sentir que o outro não morrerá nunca.
É celebrar essa vida eterna que não vai terminar nunca. Pois, a vida cristã é viver em comunhão íntima com Deus, agora e para sempre.
Desde o século I, os cristãos rezam pelos falecidos. Costumavam visitar os túmulos dos mártires nas catacumbas para rezar pelos que morreram sem martírio. No século IV, já encontramos a Memória dos Mortos na celebração da missa. Desde o século V, a Igreja dedica um dia por ano para rezar por todos os mortos, pelos quais ninguém rezava e dos quais ninguém se lembrava.
Desde o século XI, os Papas Silvestre II (1.009), João XVIII (1.009) e Leão IX (1.015) obrigam a comunidade a dedicar um dia por ano aos mortos.
Desde o século XIII, esse dia anual por todos os mortos é comemorado no dia 2 de novembro, porque no dia 1º é a festa de “Todos os Santos”.
O Dia de Todos os Santos celebra todos os que morreram em estado de graça e não foram canonizados. O Dia de Todos os Mortos celebra todos os que morreram e não são lembrados na oração.
Mons. Arnaldo Beltrami  Vigário Episcopal de Comunicação
Fonte:WWW.arquidiocese-sp.org.br

DIA DE TODOS OS SANTOS


Todo dia primeiro de novembro, a Igreja comemora o dia de Todos os Santos. A origem da festa remonta ao século IV. Em Antioquia celebrava-se uma festa por todos os mártires no primeiro domingo depois de Pentecostes. A celebração foi introduzida em Roma na mesma data, no século VI. No ano de 835 esta celebração foi transferida pelo papa Gregório IV para Novembro.
Sabemos que desde os primeiros séculos os cristãos praticam o culto dos santos, a começar pelos mártires, por isto hoje vivemos esta Tradição, na qual nossa Mãe Igreja convida-nos a contemplarmos os nossos "heróis" da fé, esperança e caridade. Na verdade é um convite a olharmos para o Alto, pois neste mundo escurecido pelo pecado, brilham no Céu com a luz do triunfo e esperança daqueles que viveram e morreram em Cristo, por Cristo e com Cristo, formando uma "constelação", já que São João viu: "Era uma imensa multidão, que ninguém podia contar, de todas as nações, tribos, povos e línguas" (Ap 7,9).
Como Nosso Senhor Jesus Cristo, somos convidados a fazer de nossa vida uma eucaristia, uma oferta viva. Na Igreja antiga os Santos eram entregues às chamas, às feras, às torturas cruéis.
Hoje, os santos, por terem tido confiança nas promessas de Cristo, lutando contra as seduções do mal e as dificuldades de suas vidas, alegram-se e exultam pela grande recompensa dada por um Rei incompreensivelmente misericordioso e generoso. A Igreja honra os santos com particular solenidade, pois se comprometeram com Deus Pai, em nome de Jesus com Seu Reino de bondade, de Justiça e de Amor.
Que nós possamos lembrar sempre que a Intercessão dos Santos é uma dádiva divina, um tesouro. Também procuremos tomá-los como modelo de vida e santidade. Os Santos foram Homens e Mulheres como nós, que em busca da verdadeira felicidade, honraram e doaram suas vidas para a maior glória de Deus Nosso Senhor!

Eder Muller