A Primavera virá?
“Louvado sejas meu Senhor, pela nossa irmã, a mãe Terra, que nos sustenta e nos governa, e produz frutos diversos, e coloridas flores e ervas”.
A Primavera é a estação onde a temperatura é agradável, quando a natureza fica bela, presenteando-nos com flores coloridas e perfumadas e com o canto dos pássaros.
Os dias mais curtos e frios do inverno dão lugar aos dias mais longos de clima quente da primavera, e as várias espécies de plantas florescem atraindo os pássaros, trazendo um dos espetáculos mais bonitos da terra.
Esse tempo é muito propício para contemplarmos Deus na beleza, no colorido e no perfume da natureza.
São Francisco de Assis dizia que as criaturas, assim como o homem, é igualmente criatura de Deus, logo somos irmãos por filiação divina. Alguns não entenderam esse amor do Santo pela criação. A natureza e o homem não são iguais; o homem possui dons que a natureza não tem, como a fé, a esperança, a inteligência e outros; mas o homem pode contemplar Deus nela.
Através das criaturas, São Francisco chegava diretamente a Deus, num amor puro e límpido.  Ele contemplava Deus na criação e com elas louvava a bondade, a sabedoria, a onipotência e a providência de Deus.
Esse doce e sublime amor do jovem Francisco pelas criaturas não aconteceu de repente, ele foi progredindo na medida em que ele se abnegava de si mesmo, esvaziava seu coração das coisas terrenas e o enchia das coisas celestes. Assim, percebia Deus na simplicidade e O amava e O louvava com ardor.
O primeiro parágrafo desta matéria é um pequeno trecho do “Cântico do irmão Sol”, que foi escrito por São Francisco para louvar a Deus quando ele estava quase cego, sozinho numa cabana de palha, em estado febril e atormentado pelos ratos.
Irmãos, estejamos ou não preparados, é certo que a primavera vai chegar, mesmo que não tenhamos nem mesmo um jardim para recebê-la, e quando ela chegar vamos cantar Aleluia, pois renasceu mais uma vez, a criação nas mãos de Deus, Aleluia!

Sandra E C Maria

Nenhum comentário:

Postar um comentário