Alegra-te Maria!

Oito dias após a  Natividade, primeiro dia do ano novo, o calendário dos santos se abre com a festa de Maria Santíssima, no mistério da  sua maternidade divina. Escolha acertada, porque de fato Ela é a “virgem mãe, Filha de seu Filho, humilde e mais sublime que toda criatura, objeto fixado por um eterno desígnio de amor” (Dante). Ela tem o direito de chama-lo “ Filho”, e Ele, Deus onipotente, chama-a com toda a verdade, Mãe!
O Fruto do ventre de Maria é o Filho de Deus Altíssimo, Jesus Cristo, nosso Deus e Senhor. Quem aceita Jesus, fruto de Maria, aceita sua árvore, Maria. Maria é de Jesus e Jesus é de Maria. Ou se aceita Jesus e Maria ou se rejeita  ambos.
Por tornar esta verdade como dogma é que a Igreja reverencia, no primeiro dia do ano a Mãe Santíssima de Jesus.
A comemoração de Maria, neste dia, soma-se ao Dia Universal da Paz. Ninguém Mais poderia encarnar os ideais de paz, amor e solidariedade do que ela, de cujo vente nasceu aquele que personificou a união entre os homens: Jesus Cristo. Celebrar Maria é celebrar o nosso Salvador. Dia da Paz. Dia da Mãe Santíssima.
Alegra-te Maria! Nesta saudação o anjo Gabriel  convida Maria a participar da alegria que irrompe com a vinda do Messias. Da alegria participam também os pastores, os anjos, os Reis Magos, Simeão, Ana e, a própria Maria, que inicia seu canto de louvor dizendo: “Meu espírito se alegra em Deus meu Salvador”. ( Lc 14,7b)
Alegremo-nos também  nós como Maria, em todos os dias deste novo ano, a vinda do Messias.
Que cada dia deste novo ano, ao recitarmos a oração da Ave-Maria, que na tradução para o latim a palavra Alegra-te, passou a ser interpretado pela palavra Ave, que pode significar tanto o cumprimento, quanto uma forma de dizer olá, nos aprofundemos no significado de tão belas palavras e como aplica-las em nossas vidas. Acolher a Mãe de Jesus  em nossas famílias, comunidades e sociedade, com certeza nos trará a imagem materna, da Mãe do filho de Deus feito homem: pequena, pobre e humilde, que não quis ser ela própria a “celebridade', mas sim nos revelar aquele que é a “Luz para os Povos e Nações”!
Sejamos como Maria: Servos do Senhor e servos uns dos outros. Humildes no serviço, corajosos no anuncio, portadores da paz.
Feliz Ano Novo!!!!!!!!!. Que ele seja para você, para mim, para nós um ano de Renovação!!!!!!!!!!!!!!!
Por Isabel Ponte Pegoraro

Nenhum comentário:

Postar um comentário