No sacramento da Penitência celebra-se a coragem de pegar novamente na mão de Deus e voltar a andar junto com Ele. A Caminhada Penitencial traduz o desejo do homem, filho de Deus, de assumir este compromisso de ser fermento na massa. De forma simbólica, este encontro mostra que a vida é um caminho dinâmico e que todos devem andar sempre em direção à conversão.
A Quaresma é o período de conversão e de preparação para a Páscoa. É justamente pensando no verdadeiro significado do período, que realizamos nossa caminhada de Penitência Quaresmal, e o objetivo é fazer com que as pessoas entendam o verdadeiro significado dos 40 dias que antecedem a Páscoa. Cada um de nós, e toda a comunidade, devem compreender a Quaresma como um tempo especial de conversão e de penitência.
A idéia da Caminhada é fazer uma demonstração pública sobre a importância do período quaresmal, em que é preciso ter oração, conversão, esmola e penitência. Queremos dizer para a sociedade que estamos nesse tempo e que é preciso caminhar juntos.
Durante a Caminhada, os participantes terão a oportunidade de realizar atos concretos que acompanham a manifestação de penitência, conversão e solidariedade. A Caminhada tem relação direta com a Campanha da Fraternidade, pois estimula a prática da solidariedade e da partilha entre as pessoas. A idéia é referendar a Campanha da Fraternidade, tomar com maior responsabilidade o tema proposto pela Igreja no Brasil, e neste ano a CNBB traz o tema “Fraternidade e Tráfico Humano” e o lema “É para a liberdade que Cristo nos libertou” (Gl 5,1).
Boa caminhada quaresmal à todos!
Reginaldo Borges de Oliveira
Com.Santa Rita de Cássia
Nenhum comentário:
Postar um comentário