VOCAÇÃO, dom do amor de Deus
Sandra E C Maria

Vocação significa chamado. É, pois, um chamado de Deus. Se há alguém que chama, deve haver outro que escuta e que responde.
Vocação é um chamado que vai se descobrindo à medida que ficamos íntimos de Deus.  Ele começa a falar conosco através de situações, de pessoas, da Palavra e também nos nossos momentos de oração.
“Devemos ter um coração dócil, que se põem à escuta da voz de Deus, prontos a acolhê-la com uma adesão generosa e fiel”, segundo Papa Bento XVI.
A vocação requer renúncias, como deixar a família, sentir saudade, desapegar-se das coisas materiais, e muitas vezes, até abandonar sonhos. Mas, o mais lindo disso, é ver o quanto Deus nos preenche quando temos a coragem de dizer sim!
Se realmente acertamos na nossa vocação, conseguimos suportar todas as dificuldades.
Todos nós, cristãos batizados, somos chamados a participar da obra de Deus, a ser apóstolo, anunciador do Reino de Deus. Podemos responder a este chamado por caminhos diferentes:
Vocação laical (no matrimônio /no celibato / solteiro - apóstolo). É todo cristão solteiro ou casado, batizado em Cristo, exercendo funções temporais. É o leigo que vive na secularidade e exerce sua missão insubstituível nos trabalhos deste mundo. O Concilio Vaticano II sublinhou que a vocação e a missão do leigo "contribuem para a santificação do mundo, como fermento na massa”.
Vocação ao ministério ordenado (diácono, padre e bispo).  É uma vocação de carisma particular, é graça, mas passa pela mediação da Igreja particular, pois as vocações são destinadas à Igreja. O presbítero é o bom pastor que guia, alimenta, defende e conhece as ovelhas. "Isto exige humanidade, caráter íntegro e maduro, virtudes morais sólidas e personalidade madura",(OT 11).
Vocação à vida consagrada  (ser irmão religioso ou irmã religiosa / vida ativa ou contemplativa).  O religioso é chamado a testemunhar Cristo de uma maneira radical, vivendo uma consagração total nos votos de pobreza, castidade e obediência.
O Papa Bento XVI, por ocasião do Dia Mundial de Oração pelas Vocações, nos convida: “Nas famílias que devem ser comunidades de vida e de amor, as novas gerações podem fazer uma experiência maravilhosa do amor de oblação. De fato, as famílias são, não apenas o lugar privilegiado da formação humana e cristã, mas podem constituir também o primeiro e o melhor seminário da vocação à vida consagrada pelo Reino de Deus,  fazendo descobrir, mesmo no âmbito da família, a beleza e a importância do sacerdócio e da vida consagrada.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário