Qual a diferença do Ano Civil e do Ano Litúrgico?
Costuma ser muito bom começar um novo ano.
Geralmente essa mudança de um ano para outro nos dá ânimo para continuar nossa caminhada, muitas vezes com novos planos e esperanças no coração. Mas, na verdade, nós cristãos, já tínhamos celebrado uma outra mudança de ano um pouco antes do dia 31 de Dezembro.
No domingo do Advento, aconteceu a passagem do Ano Litúrgico: do Ano B para o Ano C.
Mas o que é o Ano Litúrgico? O Ano Litúrgico é o ritmo que a Igreja Católica segue, durante o qual todo o mistério da vida de Jesus nos é apresentado por meio das Sagradas Escrituras. A cada ano por três anos,A,B e C é apresentado à história de Cristo de um ponto de vista diferente:
No ano A do Evangelho de São Mateus.
No ano B do Evangelho de São Marcos.
No ano C do Evangelho de São Lucas.
Já o Evangelho de São João é reservado para as ocasiões especiais, principalmente as grandes Festas e Solenidades.
Depois disso, as leituras se repete. É por isso que dizem que se formos à Missa todos os dias por três anos teremos conhecido toda a Bíblia.
Há várias diferenças entre o Ano Civil e Ano Litúrgico. A mais evidente é a duração enquanto o ANO CIVIL começa em 1° de janeiro e termina em 31 de dezembro, o ANO LITÚRGICO vai do Primeiro Domingo do Advento ao sábado anterior a ele.
Outra diferença está na forma de divisão: o ANO CIVIL está dividido em12 meses, enquanto O ANO LITÚRGICO se organiza em ciclos. O primeiro é o Ciclo do Natal (que engloba o Tempo de Advento, o Natal e o Tempo de Natal); depois, vem o Tempo Comum, que é interrompido pela Quaresma, quando começa o Ciclo da Páscoa, que só termina no Dia de Pentecostes. A partir daí, é retomado o Tempo Comum até a Festa de Cristo Rei, que fecha o ano.
Uma última e talvez mais importante diferença é que os fatos comemorados civilmente ocorreram no passado e não acontecerão mais apenas são lembramos a cada ano e prestamos as devidas homenagens , Agora já durante o Ano Litúrgico vivemos na atualidade, no dia a dia de nossas vidas, todos os aspectos da salvação operada por Cristo. Tornamos a Salvação presente e atuante em nossas vidas a cada vez que colocamos em prática seus ensinamentos.
Calendário Civil
Calendário Litúrgico
Elaine Zutin
Nenhum comentário:
Postar um comentário