“ Renovar a vida é o segredo de um futuro feliz”

Querido(a) leitor(a), estamos dando os primeiros passos de um novo ano, o “mundo não acabou” conforme previsões, porém estamos sim iniciando mais uma etapa em nossas vidas. Devemos contudo, celebrar e dar graças ao Deus da vida por mais esta oportunidade de vida que está nos dando e devemos aproveitá-la para fazer o bem. “Não nos cansemos de fazer o bem, pois, se não desfalecemos a seu tempo, colheremos. Portanto, enquanto temos tempo, pratiquemos o bem para com todos”(Gl 6,9).
Então, o que passou, passou, deixemos no “ano velho” as desavenças, ciúmes,  mágoas, brigas..... não nos detenhamos em lamentações, ou nas oportunidades perdidas, ou ainda no que poderíamos ter feito e não o fizemos; um tempo novo, é o que nos espera em 2013. Um tempo de graça, um tempo oportuno de olhar o mundo, as pessoas com outros olhos e, porque não, com os “olhos de Deus ?” Livremo-nos de tudo que nos atrapalha e do pecado que nos envolve, e corramos com perseverança a corrida que nos é proposta, tendo só os olhos fitos em Jesus, autor e consumador de nossa fé! “ (Heb 12,1) É hora de criar expectativas, de ter o coração cheio de sonhos, esperanças, novas realizações, seja no campo pessoal, familiar ou comunitário. Mas é preciso ter os pés no chão e propor metas atingíveis, caso contrário ficaremos frustrados e revoltados com tudo e todos. Principalmente devemos nos perguntar:  Quais são os nossos sonhos?  Eles nos aproximam de Deus? Tenho fé, espero e confio em Deus? Quantas vezes nos apegamos à “falsas previsões” a respeito de  nosso futuro e nos esquecemos que o “futuro só a Deus pertence” .
Infelizmente a ganância, a injustiça social, a corrupção e o poder centralizado nas mãos de alguns, frustram nossas perspectivas no campo econômico e profissional, nos levando a achar que apenas mudou o calendário e não que um novo ano vem surgindo, com novas esperanças, desafios, novos sonhos. Para quem tem fé e sabe que Deus é nosso Pai e Maria nossa Mãe (1º dia do ano dedicado à Maria, Mãe de Deus), não há motivo para pessimismos ou desânimos mesmo diante das dificuldades.
Que tal aproveitarmos este mês de férias para recarregar nossas energias, reabastecer nosso espírito, cuidar melhor de nossa fé, renovar e propagá-la através da oração do Creio, já que estamos vivendo este grande momento para nós cristãos que é o Ano da Fé”. Participar mais das celebrações eucarísticas (não se tira férias da Missa), dos retiros e formações que nos são oferecidos a cada início de ano gratuitamente, tendo como único custo nosso compromisso de nos tornarmos missionários de Jesus Cristo, para que todos os povos tenham vida em abundância, como disse Jesus.  Que Ele seja o Senhor de nossa vida e de nossa história.
Em todos os dias deste novo ano eu quero: evangelizar, amar, ajudar, construir, cuidar, transformar e caminhar... E você ???
Um magnífico e abençoado 2013 a todos(as)!
Isabel Ponte Pegoraro

Nenhum comentário:

Postar um comentário