São Nicolau - De onde surgiu a história do Papai Noel?

 Esta figura que infelizmente, para muitos, é a razão e o centro do Natal, tem na sua fonte um homem de carne e osso, um bispo da Santa Igreja, um santo de altar!
Trata-se de São Nicolau, um bispo da Turquia, cujos pais eram muito ricos e de uma profunda vida de oração. Nasceu no ano de 275, faleceu em 326 e sua festa é celebrada no dia 06 de dezembro.
Conta a tradição que o piedoso bispo soube de um pagão que tinha três filhas mas não tinha dinheiro para casa-las bem. Então o pai decidiu, como aliás, não era raro entre certos pagãos daquela época e região, vendê-las ou alugá-las para a prostituição.
São Nicolau, jeitosamente, na calada da noite, jogou pela janela três sacolinhas com dinheiro aos pés do leito de cada uma delas. No dia seguinte, elas amanheceram com o presente e a certeza de que poderiam fazer um bom casamento.
A tradição não é só verbal. Em 1993, arqueólogos e cientistas encontraram as ruínas de um centro de peregrinação na cidade de Bari (cidade da Itália onde foram guardadas as relíquias de São Nicolau) e nos restos das paredes, acharam pintadas em várias formas a história de São Nicolau e as moças, além de muitos outros milagres do santo.
Em alguns países da Europa onde São Nicolau é padroeiro, há o costume de dar às crianças um presente no dia festa do santo. Em algumas igrejas Ortodoxas, o dia de São Nicolau é celebrado no último domingo do ano.
Por isso, a festa de São Nicolau e a entrega dos presentes às crianças acabou se confundindo com o nascimento de Nosso Senhor Jesus Cristo.
O nome “Santa Claus”, como é conhecido em inglês, é uma adaptação de “Sinterklaas”, forma como São Nicolau era chamado, e “Papai Noel” quer dizer “Papai Natal”, outra adaptação feita pelos franceses.
São Nicolau é originalmente caracterizado com seus trajes de bispo. A imagem do Papai Noel foi influenciada por caricaturas e pelas campanhas da Coca-cola que queriam aumentar suas vendas no inverno europeu (período em que as vendas do refrigerante baixavam) e foram reforçadas por livros, músicas e filmes.
Narrando aos nossos filhos a bela vida de São Nicolau, nós despertamos nas almas infantis o senso maravilhoso da fraternidade e caridade. Com a vantagem de que, neste caso, a vida de São Nicolau (baseado na fé em Nosso Senhor Jesus Cristo) é muito mais bonita do que a lenda do Papai Noel (baseado em São Nicolau, mas adaptado para as necessidades do Consumismo.

Sandra E C Maria

Nenhum comentário:

Postar um comentário