“ A BÍBLIA NA LITURGIA”

A Liturgia é a ação festiva e comunitária das pessoas que professam sua Fé em Deus e se reúnem com Jesus Cristo para o memorial da sua vida, morte e ressurreição. Nesta ação festiva encontramos unidas as várias formas da presença de Cristo: na Igreja reunida, na Palavra proclamada e na Eucaristia partilhada.
A Escritura Sagrada tem um papel  fundamental na Liturgia Cristã, isto já era visto antes mesmo do cristianismo, na religião judaica, nas Sinagogas.
A Escritura Sagrada, na Liturgia Cristã, não é simplesmente para ser lida como um documento histórico, mas é, sobretudo, uma atualização viva e misteriosa da presença de um Deus que quer se comunicar também pela sua Palavra.
“A Sagrada Escritura, na Liturgia, aparece como um modelo estruturante da comunicação entre Deus e os homens”. Este foi, portanto, o tema da Formação de Leitores que tivemos em nossa Paróquia, no mês de Julho deste ano.
Não há Liturgia sem Palavra. Jesus é a Palavra de Deus que se fez gente como nós.
Ele mesmo é o portador e a Boa Notícia do Pai.
Nas Celebrações, a Escritura Sagrada contém textos previamente selecionados, no Lecionário e Evangeliário, é usada essencialmente para proclamar o que Deus tem a nos dizer através dos Profetas, de seu Filho Jesus Cristo e dos Apóstolos, e para responder a Ele com nossas vidas no movimento dinâmico de escuta e prática do que ouvimos, como nos adverte S. Tiago 1,22: “tornai-vos praticantes da Palavra e não simplesmente ouvintes”.
“Na Liturgia, Deus fala ao seu povo. Cristo ainda anuncia o Evangelho. E o povo responde a Deus, ora com cânticos, ora com orações”. A Palavra de Deus proporciona o encontro da comunidade com  o próprio Deus que se comunica e se faz presente em Jesus Cristo. A sua proclamação deve ser revestida de um cuidado e um respeito todo especial, afinal é Deus mesmo quem nos fala. Além da proclamação, a interpretação é ação significativa e atualizante da Palavra. Por isso, temos que cuidar e orientar a preparação de leitores(as) para que melhor possam ajudar o povo de Deus a ouvir e compreender o que Deus nos quer dizer com sua Palavra.

A Bíblia está  presente em diversas expressões da fé do povo de Deus: procissões, romarias, celebrações da Palavra, encontros de oração, etc. Na Celebração Eucarística, há uma relação entre a Palavra de Deus e a Eucaristia. Como nos recorda o Concílio Vaticano II, “a Igreja sempre venerou as divinas Escrituras, da mesma forma, como o próprio corpo do Senhor” . O povo reunido para celebrar a vida e a fé, alimenta-se do Cristo na mesa da Palavra e na mesa do Pão. Comunga o Cristo tanto na sua Palavra como no seu Corpo. Como tão bem expressou Santo Agostinho: “Bebe-se o Cristo no cálice das Escrituras como no cálice Eucarístico”. A Palavra nos conduz à Eucaristia. A Palavra encontra sua plenitude na Eucaristia, ao mesmo tempo que a formaliza.
Com o  Concílio Vaticano II, enriqueceu-se ainda mais a dimensão celebrativa da vida da Igreja ao apresentar-nos a Palavra como alimento enriquecedor: A Igreja alimenta-se com o Pão da “Vida na mesa da Palavra de Deus e do Corpo de Cristo” . Daí que as comunidades cristãs têm alimento de sobra para saciar sua fome de Deus, na certeza de que Ele mesmo “vem carinhosamente ao encontro de seus filhos e com eles fala”. Assim, podemos entoar com o salmista: “A vossa Palavra, Senhor, é mais desejável que o ouro; mais saborosa que o mel a escorrer do favo” (Salmo 19,11).

Por isso é bom que saibamos, que nós, Cristãos, devemos cada vez mais nos tornar íntimos da palavra de Deus, devemos procurar ler e refletir sobre suas mensagens de vida. Devemos ter sempre em mente que a Bíblia conta a história de um povo escolhido e este povo inclui cada um de nós. É nossa historia também.O Deus da Bíblia não é um  Deus do passado, mas  caminha conosco assim como caminhou com o povo judeu, na época dos Profetas. E teve sua total revelação, comunicação e encontro em Jesus, passou do “verbo” para “carne”. E nos alimenta com seu corpo e palavra por  toda a eternidade.
Quero finalizar, agradecendo a todas as pessoas que participaram da Formação de Leitores, organizada pela Equipe Litúrgica da nossa Paróquia, parabenizo a todos pela participação calorosa que tivemos e principalmente aquelas pessoas que nunca fizeram uma leitura e não participam de pastorais, mas estiveram presentes, agradeço com imenso carinho pela adesão e pelo “ sim “ ao chamado. Tenho certeza que foi uma experiência bastante rica pra todos nós.
Agradeço ao Seminarista Jhonatan Mello que me apoiou e me incentivou para fazermos a formação para leitores. Ele  também trabalhou bastante para a realização desta  obra.
E também de forma bastante carinhosa quero agradecer a confiança do Pe. Daniel, que nos motivou e principalmente confiou e acreditou em nós.
Desejo a todos que não somente neste mês de Setembro dedicado a “ PALAVRA DE DEUS”, mas que em todos os dias de nossa vida, possamos fazer da Bíblia nossa companheira e nosso principal livro de cabeceira.
Não se esqueçam: Estaremos sempre unidos, em uma só força, em um só pensamento, em um só coração, JESUS.
Elaine Zutin
Coordenadora de Liturgia e Assessora da Pastoral da Juventude
Paróquia São Judas Tadeu

Nenhum comentário:

Postar um comentário