A VINDA DO ESPIRITO SANTO E A ORIGEM DA IGREJA

“Vinde Espírito Santo e enchei os corações de vossos fiéis e acendei neles o fogo de vosso amor. Enviai o vosso Espírito e tudo será criado. E renovareis  a face da terra”
Pentecostes era uma festa de grande alegria e ação de graças para os judeus por celebrar a colheita do trigo. Chegavam pessoas de todas as partes: judeus saudosos que voltavam a Jerusalém, trazendo também pagãos amigos e prosélitos. Também eram oferecidas as primícias das colheitas no templo. Era também chamada "festa das sete semanas" por ser comemorada sete semanas depois da festa da Páscoa, no quinquagésimo dia. Daí o nome Pentecostes, que significa "quinquagésimo dia".
No primeiro Pentecostes depois da Morte de Jesus, cinquenta dias depois da Páscoa, o Espírito Santo desceu sobre a comunidade cristã de Jerusalém na forma de línguas de fogo; todos ficaram cheios do Espírito Santo e começaram a falar em outras línguas (cf. At 2,1-4). As primícias da colheita aconteceram naquele dia, pois foram muitos os que se converteram e foram recolhidos para o Reino de Deus.
Quem é o Espírito Santo?
O Prometido por Jesus.  No dia da ascensão, Jesus, ao se despedir dos seus discípulos, os adverte: "Eu vos mandarei o Prometido de meu Pai; entretanto, permanecei na cidade, até que sejais revestidos da força do alto” (Lucas 24,49). Eles permaneceram em Jerusalém e "todos eles perseveravam unanimemente na oração, juntamente com as mulheres, entre elas Maria, mãe de Jesus” (Atos dos Apóstolos 1,14).
O dia esperado chegou. Sinais extraordinários acompanham aquele magnífico dia. Para nos relatar o acontecimento de Pentecostes, Lucas recorre às imagens clássicas do Antigo Testamento para descrever as manifestações de Deus: "De repente, veio do céu um ruído, como se soprasse um vento impetuoso, e encheu toda a casa onde estavam sentados. Apareceu-lhes então uma espécie de línguas de fogo, que se repartiram e pousaram sobre cada um deles. Ficaram todos cheios do Espírito Santo e começaram a falar em outras línguas, conforme o Espírito Santo lhes concedia que falassem” (Atos dos Apóstolos 2,1-4).
Esse relato de Pentecostes é também o relato do nascimento da Igreja. Com a vinda do Espírito Santo surge uma nova comunidade de homens e mulheres: "Perseveravam eles na doutrina dos apóstolos, nas reuniões em comum, na fração do pão e nas orações (Atos dos Apóstolos 2,42). É a inauguração de uma nova aliança de Deus com todos os homens e mulheres da terra. Os discípulos são fortificados para prosseguirem a missão que Jesus lhes havia confiado. Não há mais motivo para ter medo, nem mesmo a morte será temida.
Logo após receberem o Espírito Santo, os discípulos saem do isolamento e vão anunciar à multidão as maravilhas que Deus havia operado na vida deles. Os discípulos começam a anunciar publicamente aquilo que ouviram e viram Jesus fazer. Nesse primeiro anúncio, já podemos perceber a pluralidade da Igreja (Atos dos Apóstolos 2,7-11). Pedro faz o primeiro sermão, numa apresentação fundamental do evangelho, anunciando Jesus ressuscitado como Messias e Filho de Deus.
Pentecostes é a renovação da aliança de Deus com seu povo. Mas dessa vez o alcance da pertença a Deus é muito mais amplo, pois até os gentios serão transformados em Povo de Deus.
O Espírito Santo é Deus, de tal modo não é exclusividade de nenhuma pessoa, grupo ou comunidade. A Igreja animada e conduzida pelo Espírito Santo faz parte do plano da salvação de Deus para os homens como um sinal especial da vida nova oferecida. Ela é impelida pelo Espírito a cooperar para que o desígnio de Deus, que fez de Cristo o princípio de salvação para todo o mundo, se realize totalmente. Pregando o Evangelho, a Igreja atrai os ouvintes a crer e confessar a fé, dispõe para o batismo, liberta da escravidão do erro e incorpora-os a Cristo, a fim de que nele cresçam pela caridade, até à plenitude.
A todo o discípulo de Cristo compete o encargo de difundir a fé no meio em que vive. É assim que a Igreja ao mesmo tempo ora e trabalha para que toda a humanidade se transforme em Povo de Deus, corpo do Senhor e templo do Espírito Santo (cf. Lumen Gentium, 13.17).
No prefácio da Missa de Pentecostes, rezamos: "desde o nascimento da Igreja, é o Espírito Santo quem dá a todos os povos o conhecimento do verdadeiro Deus; e une, numa só fé, a diversidade das raças e línguas.” (fonte revista Ave Maria e Site Vaticano)

Nenhum comentário:

Postar um comentário