A Biblia Sagrada

Caro leitor, neste mês dedicado á Bíblia, além de nos dedicarmos mais á sua leitura, precisamos aprender também: “Como não ler a Bíblia”, e os sete “pecados capitais” da leitura bíblica.
1-    Leitura fundamentalista
O que é: interpretar o texto sagrado ao pé da letra, sem levar em conta o que o texto diz por trás das palavras.
sintomas- fanatismo e intolerância
como evitar: não impor suas idéias aos outros; ser questionável; levar em conta o contexto, descobrir no texto o simbólico, o poético, etc.
2-    Leitura apologética
O que é: usar textos para defender idéias ou doutrinas que não estão presentes nele (apologia quer dizer defesa).
Sintomas- tradicionalismo: colocar religião, doutrinas e ritos, acima da busca da verdade e defesa da vida.
Como evitar: abrir-se ao novo trazido pela realidade da Palavra; descobrir novos textos relacionados; ter espírito de busca e pesquisa; ser fiel ao conteúdo dos trechos estudados.
3-    Leitura intimista
O que é: interpretar os textos em benefício próprio, achar se o único destinatário da Palavra .
Sintomas: emocionalismo (coração) como se fosse um livro de auto-ajuda,  absolutizar  textos agradáveis e negar textos mais duros.
Como evitar: abrir-se a dimensão social e comunitária da Bíblia; não ler sozinho, mas buscar outras opiniões; conhecer mais amplamente a Bíblia, ler textos que parecem distantes da realidade pessoal; aceitar que o texto foi escrito em outra época diferente da sua.
4-    Leitura esotérica (oculta)
O que é: usar a Bíblia como se fosse um livro de fórmulas mágicas, ciências  ocultas.
Sintomas- misticismo: crer que nela há conhecimentos somente para poucos privilegiados; citar frases isoladas como se fossem palavras mágicas; usar a Bíblia para fazer previsões do futuro.
Como evitar: não ler a bíblia  para adivinhar o futuro, ser fiel aos conteúdos dos trechos estudados; não usar frases bíblicas isoladas, desvinculadas de seu contexto como “abracadabra” em situações difíceis; reconhecer que toda a interpretação da Palavra deve estar de acordo com o projeto de Jesus.
5-    Leitura reducionista
O que é: reduzir os textos á dimensão religiosa; desprezar seus aspectos sociais, econômicos, políticos e culturais.
Sintomas- devocionismo; achar tudo bonito correto e piedoso, conservadorismo religioso; falta de consciência social e  confiança no ser humano.
Como evitar: lembrar-se que Deus é Deus em todas as dimensões da vida; valorizar as diversas dimensões da vida como querida por Deus e importantes para a felicidade humana;  interpretar os textos tendo em mente as várias dimensões da vida.
6-    Leitura materialista
O que é: interpretar a Palavra apenas de forma científica, negar a inspiração divina dos textos.
Sintomas- intelectualismo ( ler só com a cabeça); usar a bíblia para estudar só a civilização antiga, sem interesse nas de hoje.
Como evitar: cultivar a leitura orante da Bíblia; buscar o bem comum e a defesa da vida em primeiro lugar; em obediência ao Deus da vida; reconhecer a presença do Deus vivo na história  e colocar-se a serviço Dele na luta pela justiça.
7-    Leitura espiritualista
O que é: ler a Bíblia com os olhos voltados para a salvação pessoal, sem preocupação com a vida do irmão.
Sintomas- moralismo: colocar a lei acima da vida, desprezo pelo corpo humano e pela afetividade.
Como evitar: ler com os pé no chão, lembrando que não há “alma sem corpo e corpo sem alma”, ler com a preocupação de melhorar o aqui e agora de toda a humanidade.

Ao término deste artigo ficamos conhecendo os “pecados” de leitura e interpretação da Bíblia. Para ajuda-lo, caro leitor(a) a conhece-la e interpretá-la melhor, venha participar conosco do Estudo Bíblico neste mês de setembro, as 3ª feiras, 19:30hs. Esperamos você!

Fonte: Revista Ecoando
Por: Isabel Pegoraro

Nenhum comentário:

Postar um comentário