Emmanuel, o Deus Conosco! (Mt, 1,23)

O Advento se inicia com o 1º domingo do novo Ano Litúrgico. Durante os quatro domingos que antecedem a festa do Natal, estaremos vivendo um tempo de espera, de vigilância, de atenção e de cuidado. Tempo que traz a experiência própria de uma mulher grávida, esperando o nascimento da criança.
A criança está para nascer. Advento é a preparação para o nascimento. Ainda não é Natal. É a Igreja grávida que, antes de tudo, aguarda a segunda vinda do Rei Jesus na glória, para julgar cada um conforme suas obras: a maneira como cada um viveu com os demais e, sobretudo, a atenção que dispensou aos mais necessitados (Mt, 15,31-46). É nesta espera que, participando das celebrações litúrgicas, vamos nutrindo nossa fé na escuta da Palavra e na Eucaristia.
Assim quando findar o tempo do Advento estaremos prontos para celebrar o mistério da primeira vinda de Jesus, isto é, sua encarnação em nossa história .
Se o tempo litúrgico do Advento, gera em nós a expectativa da chegada do Deus da Vida, do nascimento do Deus criança, e como cristãos procurarmos viver bem este tempo da espera do Messias, com certeza o Natal não será mais igual a outros Natais, mas será o Natal do comprometimento com Jesus na ternura de uma criança, na força da fraternidade, da igualdade, da justiça, da partilha com aqueles que precisam de nós. Seja no seio de nossa família, no trabalho, na escola, na sociedade e principalmente na comunidade cristã. A passagem do Advento para o natal do Senhor deve nos levar também a comtemplar Maria de Nazaré. A Mãe de Jesus deu ao mundo Aquele que é o autor da VIDA ( At 3,15), que tudo renova.”
Que nossas celebrações natalinas nos proporcione um verdadeiro encontro como Emmanuel, o Deus conosco, e possamos viver a alegria do anúncio, um dia feito pelos anjos, na pequena Belém e que hoje passa a ser compromisso de cada um de nós: anunciar a todos Jesus Cristo, o príncipe da Paz.
Tempo de Natal não é apenas um dia, é um período que é celebrado com exultante alegria, o tríplice nascimento de Cristo:
Eterno= No seio do Pai
Histórico= Na gruta de Belém
Místico= Em nossas almas!
Um Feliz Advento e um Santo Natal!

Por: Isabel Ponte Pegoraro

Nenhum comentário:

Postar um comentário