Viver sempre a PASCOA

PÁSCOA JUDAICA:  A Páscoa é uma festa originalmente judaica, cujo nome significa “passar por cima”. É assim chamada devido a um acontecimento logo antes da última das 10 pragas do Egito. Moisés ordenara que seu povo sacrificasse um cordeiro (“Cordeiro Pascal”) e passasse o sangue dele em locais próximos às portas de suas casas. Assim, um anjo viria para matar os primogênitos de cada lar, mas onde houvesse sangue, ele não entraria (“passaria por cima”). Uma vez realizado, todas as casas com esse sinal foram poupadas e os moradores comeram tranquilamente o cordeiro. Em seguida, o povo hebreu foi liberto da escravidão no Egito. A partir daí, foi instituída a Festa da Páscoa, celebrada anualmente pelos judeus, em que um cordeiro era sacrificado e comido por eles. 
PÁSCOA CRISTÃ:  Jesus, que era judeu, morreu justamente nos dias de celebração da Páscoa judaica. Embora haja algumas discordâncias quanto a datas, predomina a visão de que Jesus tenha morrido na sexta feira (que é conhecida atualmente como “sexta feira da Paixão/ Santa”) e ressuscitado no domingo.  Sendo assim, o cristianismo também adotou essa celebração, porém com um significado diferente: a ressurreição de Jesus Cristo, que é o cordeiro que foi sacrificado, para tirar o pecado do mundo.   Sabemos que toda a Escritura testifica de Jesus, ou seja, é dEle que ela fala o tempo todo. No Velho Testamento temos simbolizações do Evangelho. O cordeiro sacrificado para que os primogênitos tivessem vida representava Jesus, que foi sacrificado  para que eu e você pudéssemos ter a vida eterna. 
 A Páscoa deve estar viva em nós, mas não como uma data e sim, todos os dias. Quando a temos em nosso coração, aceitamos que a nossa vida de pecado, que nos condenava, morreu na cruz com Cristo. Porém, essa morte foi para que tivéssemos vida, pois Ele derramou seu sangue para que nossos pecados fossem perdoados. Se você crê, quando Deus olha para você, ao invés de pecados, Ele vê apenas sangue do Cordeiro na porta do seu coração. Dessa forma, celebraremos a ressurreição vivendo o Evangelho, ou seja, vivendo na simplicidade de Cristo e cumprindo os seus ensinamentos. 
"FELIZ, PÁSCOA  A TODOS E AOS SEUS FAMILIARES”
Diácono: Ademir Jovetta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário