Celebrando Pentecostes

Soprou sobre eles e lhes disse: “Recebei o Espírito Santo” (Jo 20,19-23) 
O que é a Festa de Pentecostes?  
Pentecostes, do grego, pentekosté, é o qüinquagésimo dia após a Páscoa.
Comemora-se o envio do Espírito Santo à Igreja.
A partir da Ascensão de Cristo, os discípulos e a comunidade não tinham mais a presença física do Mestre. Em cumprimento à promessa de Jesus, o Espírito foi enviado sobre os apóstolos. Dessa forma, Cristo continua presente na Igreja, que é continuadora da sua missão.
A origem do Pentecostes vem do Antigo Testamento, uma celebração da colheita (Êxodo 23, 14), dia de alegria e ação de graças, portanto, uma festa agrária. Nesta, o povo oferecia a Deus os primeiros frutos que a terra tinha produzido.
Mais tarde, tornou-se também a festa da renovação da Aliança do Sinai (Ex 19, 1-16).
No Novo Testamento, o Pentecostes está relatado no livro dos Atos dos Apóstolos 2, 1-13. Como era costume, os discípulos, juntamente com Maria, mãe de Jesus, estavam reunidos no Cenáculo. De acordo com o relato, ouviu-se um ruído, “como se soprasse um vento impetuoso”. “Línguas de fogo” pousaram sobre os apóstolos e todos ficaram repletos do Espírito Santo e começaram a falar em diversas línguas.
Pentecostes é a coroação da Páscoa de Cristo. Nele, acontece a plenificação da Páscoa, pois a vinda do Espírito sobre os discípulos manifesta a riqueza da vida nova do Ressuscitado no coração, na vida e na missão dos discípulos
O Espírito traz presente o Ressuscitado à sua Igreja e lhe garante a vida e a eficácia da missão.
Dada sua importância, a celebração do Domingo de Pentecostes inicia-se com uma vigília, no sábado. É a preparação para a vinda do Espírito Santo, que comunica seus dons à Igreja nascente.
O Pentecostes é, portanto, a celebração da efusão do Espírito Santo.
Os sinais externos, descritos no livro dos Atos dos Apóstolos, são uma confirmação da descida do Espírito: ruídos vindos do céu, vento forte e chamas de fogo.
Já não se pode separar o mistério da Ressurreição do mistério de Pentecostes. É através do Espírito Santo que cada cristão participa da Ressurreição. Essa missão do Espírito Santo faz com que a Ressurreição na vida da Igreja seja o princípio de esperança por excelência na busca de um mundo mais de acordo com o que Jesus Cristo pregou. 
Desde o princípio , os discípulos haviam sido formados por Jesus no Espírito Santo ( At 1,2); e, na Igreja, o Mestre interior conduz ao conhecimento da verdade total, formando discípulos e missionários. Essa é a razão pela qual os seguidores de Jesus ( inclusive nós , hoje) devem-se deixar guiar constantemente pelo Espírito(Gl 5,25), e tornar a paixão pelo Pai e pelo Reino sua própria paixão: Anunciar a Boa Nova aos pobres, curar os enfermos, consolar os tristes, libertar os cativos e anunciar a todos o ano da graça do Senhor ( Lc 4,18-19)

Isabel Ponte Pegoraro

Nenhum comentário:

Postar um comentário