A "Semana Santa" pelo Papa Francisco

Papa Francisco: “Na Semana Santa, abrir as portas do nosso coração”.
 “Que significa viver a Semana Santa para nós?” “É acompanhar Jesus no seu caminho rumo à Cruz e à Ressurreição”. “E que tudo isso tem a ver conosco? Significa que esta é também a minha, a tua, a nossa caminhada. A Semana Santa é um tempo de graça que o Senhor nos doa para abrir as portas do nosso coração, da nossa vida, das nossas paróquias, dos movimentos, das associações, e 'sair' ao encontro dos outros para levar a luz e a alegria da nossa fé, um raio de amor do Senhor. Sair sempre! E isso com o amor e a ternura de Deus, no respeito e na paciência”, Papa Francisco.
 “Queridos irmãos e irmãs, na Semana Santa, centro de todo o Ano Litúrgico, somos chamados a seguir Jesus pelo caminho do Calvário em direção à Cruz e Ressurreição. Este é também o nosso caminho. Ele entregou-se voluntariamente ao amor de Deus Pai, unido perfeitamente à sua vontade, para demonstrar o seu amor por nós: assim o vemos na Última Ceia, dando-nos o seu Corpo e o seu Sangue, para permanecer sempre conosco. Portanto, a lógica da Semana Santa é a lógica do amor e do dom de si mesmo, que exige deixar de lado as comodidades de uma fé cansada e rotineira para levar Cristo aos demais, abrindo as portas do nosso coração, da nossa vida, das nossas paróquias, movimentos, associações, levando a luz e a alegria da nossa fé. Viver a Semana Santa seguindo Jesus significa aprender a sair de nós mesmos para ir ao encontro dos demais, até as periferias da existência. Há uma necessidade imensa de levar a presença viva de Jesus misericordioso e rico de amor”.
Domingo de Ramos:Jesus entra em Jerusalem. A multidão de discípulos acompanham-o em festa. Multidão, festa, louvor, benção, paz, respira-se um clima de alegria, Jesus despertou tantas esperanças no coração, especialmente dos mais humildes. Assim é Jesus. Assim é o seu coração que nos vê a todos. Grande é o amor de Jesus! E entra em Jerusalem com este amor que nos vê a todos...Tantos jovens nesta Praça.... Nos encontraremos no Brasil. Os jovens devem dizer ao mundo: É bom seguir Jesus, é bom andar com Jesus, é bom sair de nós mesmos para levar Jesus ás periferias do mundo e da existência; Três palavras: alegria, cruz, jovens!
Lava Pés: Celebrada na Casa de detenção de menores infratores Casal Del Marmo porque o Papa Francisco quiz estar perto dos sofredores. “É o exemplo do Senhor, Ele era o mais importante, mas lavou os pés dos outros. O mais importante deve estar a serviço dos outros.”
Missa crismal:Com alegria saúdo a todos com afeto, especialmente os sacerdotes que hoje renovam, como eu, o dia da Ordenação. Amados fiéis, permaneceis unidos aos vossos sacerdotes com o afeto e a oração, para que sejam sempre pastores segundo o coração de Deus.... Amados sacerdotes, Deus Pai renove em nós o Espírito de santidade com que fomos ungido... Que o nosso povo sintam que somos discípulos do Senhor, sintam que estamos revestidos com os seus nomes e não procuramos outra identidade; e que ele possa receber através de nossas palavras e obras, este óleo da alegria que nos veio trazer Jesus. o  Ungido. Amém!
Sexta feira Santa (neste dia o Papa não faz a homilia), homilia do Frei Ramiero Cantalamessa: “...Chegamos ao ápice do ano da fé e ao seu momento decisivo. Está é a fé que salva. A fé que vence o mundo (I  Jo 5,5). Esta sexta-feira santa, celebrada no Ano da Fé e na presença do novo sucessor de Pedro, poderá ser se quisermos, o início de uma nova vida. Que o espírito Santo, neste momento em que se abre para a Igreja um novo tempo, cheio de esperança, desperte  nos homens que estão à janela a esperança da mensagem e, nos mensageiros a vontade de leva-la até eles, mesmo que ao custo da própria vida”.
 Vigilia Pascal:Nesta noite de luz, invocando a intercessão da Virgem Maria, que guardava todos os acontecimentos em seu coração (Lc 2,19.51), peçamos ao Senhor que nos torne participantes  da sua ressurreição; que nos abra à sua novidade que transforma, às surpresas de Deus, que são tão belas; que nos torne homens e mulheres capazes de fazer memória daquilo que Ele opera na nossa história pessoal e na do mundo; que nos torne capazes de O percebermos como vivente, vivo e operante no meio de nós; que nos ensine, queridos irmão(ãs), cada a não procurarmos entre os mortos,  Aquele que está vivo. Assim seja”.
Páscoa: “Amados irmãos(ãs) de Roma e do mundo inteiro boa Páscoa. Boa Páscoa! Que alegria é para mim poder dar-vos este anúncio: Cristo ressuscitou! Queria que chegasse a cada casa, a cada família e, especialmente onde há mais sofrimento, aos hospitais, as prisões.... sobretudo queria que chegasse a todos os corações, porque é lá que Deus quer semear a Boa Nova. Jesus ressuscitou. Venceu o amor, venceu a misericórdia! A misericórdia vence sempre..... Que o Cristo ressuscitado, guie a todos  vós e a humanidade inteira, pelos caminhos da justiça, do amor e da paz“.                        
Isabel Ponte Pegorado
Fonte: site do vaticano

Nenhum comentário:

Postar um comentário